6ª Mostra CineBH

O CINEMA EM DIÁLOGO

 É muito difícil imaginar a vida sem o cinema.
O cinema moldou nosso olhar sobre o mundo.
É símbolo do espetáculo moderno, repleto de velocidade, fantasia e ilusão.
É espelho dos desafios da sociedade globalizada e digitalizada.

Pelo sexto ano consecutivo, a Mostra CineBH traz à capital mineira o melhor do cinema brasileiro e internacional e propõe uma reflexão em palavras e atitudes, por meio de debates, formação, convergências e difusão. Uma programação ampliada, com conceito e propósito.

Com atuação direcionada a valorizar os cinemas de bairro, ampliar os espaços de exibição e o acesso do público à sua programação, a 6ª Mostra CineBH acontece no Circuito Cultural Praça da Liberdade, no Usiminas Belas Artes, Cine Humberto Mauro, Sesc Palladium e em Inhotim e cumpre, mais uma vez, o seu papel de ser instrumento de formação, reflexão, difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo, ampliando a rede de contatos e negócios, aproximando profissionais da indústria audiovisual e proporcionando visibilidade para a produção independente.

Ao todo serão exibidos 126 filmes – 43 longas, 5 médias e 78 curtas – em seis dias de programação intensa oferecida gratuitamente ao público. A programação de filmes está dividida em nove mostras temáticas, incluindo três grandes mostras retrospectivas inéditas no Brasil. Uma dedicada ao cultuado diretor francês Leos Carax, premiado em festivais como Berlim, Cannes e Locarno, outra retrospectiva completa e inédita é do mexicano Nicolás Pereda, de apenas 28 anos e sete filmes no seu currículo, incluindo prêmios em Veneza, Locarno, Valdivia, Toulouse e Guadalajara. O diretor marca presença na Mostra para discutir com o público o seu processo criativo e as particularidades de sua filmografia.

A produtora mineira Teia, que completa 10 anos de existência, homenageada do evento, ganha também uma mostra retrospectiva com exibição de cinco longas representativos da carreira de cada diretor do grupo, além de duas sessões com nove dos curtas mais significativos da trajetória da produtora.

A Mostra Diálogo apresenta a produção independente dos novos realizadores brasileiros. Na Mostra Contemporânea, o público poderá conferir o melhor da recente produção brasileira e os grandes destaques dos principais festivais de cinema do mundo. Entre os brasileiros, apresentamos o mais recente filme de Bruno Safadi, Éden, projeto viabilizado graças ao prêmio recebido no 2º Brasil CineMundi realizado na Mostra CineBH 2011.

A Mostra CineMundi exibe uma programação especial de filmes realizados em coprodução - parceria entre países como Chile, França, Alemanha, Argentina, Espanha, Canadá, Holanda e Portugal.

E enquanto a Mostrinha de Cinema e o Cine-Expressão – a escola vai ao cinema cuidam da formação de novos públicos para o cinema brasileiro, com a exibição de cinco longas para o público infanto-juvenil, a Mostra de Curtas Nacionais e Internacionais exibe 78 curtas-metragens, incluindo retrospectivas da produtora paulista Preta Portê em diálogo com filmes da produtora francesa Les Films du Bélier.

As coproduções internacionais surgem cada vez mais como alternativa no cenário global e a Mostra CineBH se propõe a ser um espaço amplo e diverso de debate e negócios sobre as oportunidades e desafios que a coprodução internacional se impõe aos produtores e cineastas brasileiros.

Por isto, além da programação de filmes, a Mostra CineBH realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, programação que conta com a presença e a participação de convidados internacionais, nacionais e representantes da indústria audiovisual mundial. O evento representa uma importante ferramenta de capacitação, formação e treinamento de profissionais da área do audiovisual, visando à inserção da produção independente no mercado internacional, além de contribuir para o desenvolvimento da indústria cinematográfica no Brasil.

O mundo está conectado.
A cidade, iluminada.
E você está convidado a ter uma temporada cinematográfica
no  centro da liberdade de Minas.

VENCEDORES DO 3º BRASIL CINEMUNDI

O projeto vencedor que recebeu material e serviços audiovisuais oferecidos pelas empresas parceiras CiaRio, Cinecolor Digital, CTAv, Labocine e Teleimage.
Domingo, de Fellipe Gamarano Barbosa, com produção de Fernanda De Capua

Menções honrosas
Piedade, Claudio Assis
Bacurau, de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho