7º Brasil CineMundi

Em sua 7aedição, o Brasil CineMundi renova sua apostabna existência da identidade cinematográfica brasileiracomo um motor de ideias. Nosso ângulo de trabalho honra a análise, a investigação, a lógica e a reflexão deste mundo que nos pertence e que pelo qual temos um enorme carinho e confiança. O fomento da globalidade da nossa equipe e parceiros tem contribuído para que nossa rede de contatos continue ativa, atraindo novos investidores, produtores e cineastas, criando um precioso mosaico composto de sólidas propostas e projetos.

 A grande família do cinema apoia a iniciativa do Brasil CineMundie acredita nela. Podemos contar, a cada edição, com o aumento consistente e gradativo de projetos inscritos. Em 2016 foram 118 projetos, o que representa 16% de aumento em relação ao ano anterior. Projetos de 14 estados, provenientes das mais diversas regiões do país, abrem um leque diversificado de propostas estéticas, encontrando-se cada um em diferentes fases de produção. Alguns projetos apresentam uma pesquisa bem desenvolvida sobre o tema. Outros, em fase inicial, trabalham histórias originais e com grande potencial de desenvolvimento. Recebemos projetos centrados em novos temas, buscas formais e narrativas, boa supremacia de histórias com conteúdos sociopolíticos. Histórias de deslocamentos, olhares em direção a outros continentes, países vizinhos e diferentes estados do Brasil. Em vários desses casos, surge a memória pessoal, familiar e histórica sem perder o sentido universal das histórias e temas.

Na categoria CineMundi mantivemos a seleção de 10 projetos, como nos outros anos, acrescentando um projeto convidado como resultado de uma de nossas parcerias. A maioria dos selecionados são de primeiro e segundo filme, são projetos recentes que estão se apresentando pela primeira vez no mercado, o que traz mais atratividade para os profissionais internacionais convidados, aumentando suas de possibilidades de viabilizar acordos de coproduções duradouros.Essa seleção terá uma participação especialmente dirigida em nossos encontros meeting one-to-one, pré-agendados com convidados internacionais.

A categoria Doc Brasil Meeting,em sua terceira edição,está maior e mais convicta do seu papel de ser umespaço para a discussão da produção, promoção e distribuição de documentários em suas mais variadas formas. Foi notório o aumento de projetos de documentários inscritos. Selecionamos cinco projetos de documentário, que terão uma consultoria individual desenvolvida por profissionais de renome internacional com forte atuação na promoção, divulgação e eventos voltados para a área do documentário. Nossa expectativa é de que, a partir de suas experiências e generosidades,eles possam dar um novo input para os projetos em fase de desenvolvimento.

Com a presença de profissionais dotados de uma forte experiência no mercado nacional e internacional, nos lançamos num movimento artístico de ideias avançadas, aprimorando a qualidade da seleção dos projetos, afinando a escolha dos convidados e enriquecendo a qualidade da programação.

Os representantes dos projetos selecionados terão a oportunidade de se beneficiar de um acompanhamento e preparação visando a uma apresentação sintetizada de seus projetosdurante os encontros individuais com os profissionais internacionais, além de participantes especialmente convidados para o evento.

 Neste momento de fortesdúvidas e posicionamentos diversos,o Brasil CineMundi se apresenta como uma plataforma coerente, racional, fortalecendo a presença do cinema brasileiro,que se encontra brilhandoe despertando vasta curiosidade no mercado nacional e internacional.

Nesta edição teremos o privilégio de receber parceiros vindos de Portugal, facilitando futuros acordos de coproduções transparentes com o auxílio da lusofonia.

Convidados vêmdo Canadá representando um expressivo mercado audiovisual, respeitoso com o cinema de autor, experiente em coproduções em geral, incluído aí o valioso acordo de coprodução com o Brasil.

Abordaremos a crescente importância das coproduções, em especial na América Latina, para a criação de fortes cinemas nacionais. É um debate de extrema importância para o panorama atual da produção cinematográfica latino-americana, considerando principalmente os rumos que ela pode ou deve tomar. Na América Latina, desde o início da década de 90, surgiram inúmeros programas governamentais com base em incentivos fiscais, subsídios, benefícios fiscais, entre outros, os quais rapidamente assumiram um papel essencial no estímulo da produção do conteúdo audiovisual, assim como da distribuição, exibição e desenvolvimento do projeto cinematográfico. Essa tendência está se expandindo e conquistando um papel cada vez mais de destaque, à medida em que os estrategistas políticos consideram novos mecanismos aplicáveis ao globalizado contexto audiovisual e ao ambiente digital.

As parcerias e intercâmbiosque o Brasil Cinemundi vem estabelecendo nos últimos anos, Torino FilmLab (Itália), Ventana Sur (Argentina), Cinélatino – Toulouse (França) e, nesta edição, a novidade da parceria com o Doc Montevideo (Uruguai),contribuem de forma efetiva para que os projetos brasileiros premiados,  seus diretores e produtores possam seguir uma trajetória de participação em encontros internacionais. Diversos prêmios serão distribuídos em recursos financeiros, equipamentos e pós-produção. 

O evento promove também debates e diálogos, abordando as coproduções latino-americanas, com Canadá e França. Palestras enfocadas na distribuição internacional, conversas, estudos práticos a partir de casos concretos e experiências sobre coproduçãoque serão apresentados no contexto do Seminário Internacional Brasil CineMundi.

Avançando nos caminhos de todas as edições gloriosas decorridas, agradecemos a participação dos atores culturais, em particular, produtores e cineastas. E,em especial, os parceiros e patrocinadores, instituições privadas, municipais, estaduais e governamentais que continuamente vêm apoiando o Brasil CineMundi, tornando possível essa magnífica contribuição ao desenvolvimento do audiovisual brasileiro em diálogo com o mundo.

Sejam bem vindos à 7ª edição do Brasil CineMundi!

 Gudula Meinzolt |Suíça
Paulo de Carvalho|Alemanha
Séverine Roinssard |França
Colaboradores do Brasil CineMundi