8º Brasil CineMundi

BRASIL CINEMUNDI
O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

Em sua oitava edição, é com satisfação que constatamos que o Brasil CineMundicontinua a concentrar novas ideias e iniciativas, chamando atenção dos produtores, motivando novos encontros e conectando criadores das mais diversas regiões do país.

 As propostas que nos chegaram este ano também mudaram, tanto em termos de qualidade como em termos de recursos de linguagem. Essa a mudança no padrão dos projetos inscritos tornou mais extenso o processo de avaliação, exigindo mais da equipe, aumentando o debate e, ao mesmo tempo, instigando nossa curiosidade.

 As discussões que envolveram a seleção dos trabalhos deixaram bem claro que o espectro temático e as propostas estéticas apresentadas representam um passo à frente em termos de consistência e elaboração das propostas. Este ano, os detalhes passaram a ter outro peso e as decisões exigiram de nós mais critério e avaliação aprofundada de conteúdo.

 O grande diferencial, o ponto forte do Brasil CineMundi, continuam a ser projetos de primeiro ou segundo filme, principalmente nas categorias CineMundi e Doc Brasil Meeting, uma tendência que vem se consolidando a cada ano. Outro aspecto importante que marca nossa nova edição é o aumento da presença feminina em todas as categorias, mas principalmente na direção, onde começamos a observar paridade na presença de homens e mulheres diretores e diretoras.

 A linha temática dos projetos selecionados para 2017 não poderia ser mais diversa. As histórias nos levam a um bairro operário de uma metrópole brasileira onde uma jovem procura entender o que é ser mulher nesse lugar, até histórias pessoais que se desenvolvem em torno do período pré-ditadura e mesmo durante esse regime. Dinâmicas familiares e suas relações estão presentes em diversos projetos, tanto de uma maneira poética, como abrindo as feridas dos conflitos internos, suas tensões e consequências.

 A categoria Foco Minas, lançada no ano passado, tem como um dos objetivos principais oferecer um espaço de apresentação e encontros, dando uma maior atenção à produção audiovisual de Minas Gerais, em queos projetos selecionados são em sua maioria de primeiros longas de ficção e documentário. Alguns desses projetos estão em fase de pré-produção, e neste momento ter contato com profissionais com larga experiência no mercado internacional pode ser um impulso significativo para a futura carreira internacional desses filmes.

 Incentivando e ampliando a rede de contato com o mercado internacional, a 8ªedição do Brasil CineMundi traz a Belo Horizonte vários convidados com considerável trajetória internacional que vão desde produtores europeus e latino-americanos com experiência em coprodução, passando por International Sales que nos últimos anos têm distribuído e representado filmes brasileiros presentes nos principais festivais internacionais, até os representantes de mercados de coprodução e laboratórios de desenvolvimento de projetos reconhecidos internacionalmente.

 Na categoria Doc Brasil Meeting desta edição teremos a presença de uma delegação de produtores chilenos e representantes de ChileDoc, órgão responsável pela divulgação do documentário chileno emnível nacional e internacional. Num fato inédito no contexto do Brasil CineMundi, esses produtores chilenos chegam com seus projetos em busca de parcerias com produtores brasileiros e demais participantes do evento. Essa cooperação é mais um passo no sentido de reforçar a divulgação do documentário brasileiro, de estar em contato com outros profissionais e ter conhecimento sobre possibilidades de coprodução, divulgação e financiamento de projetos com nossos países vizinhos, neste caso o Chile.

 A lista de convidados do Doc Brasil Meeting se complementa com a presença de representantes do TribecaFilmInstitute, do festival IDFA de Amsterdam, de selecionadores e curadores de festivais internacionais de documentários, os quais, além de participarem de encontros one-to-one com os projetos de documentários selecionados, participarão de assessorias individuais desses projetos.

 Como parte integrante da programação, as mesas temáticas cumprem a função de ampliar a participação dos convidados nacionais e internacionais através de discussões, troca de ideias e experiências sobre temas relacionados ao desenvolvimento dos projetos, produção e coprodução. E também sobre financiamento através de fundos internacionais, estratégias de distribuição e participação em festivais internacionais.

 Nos últimos anos intensificamos o trabalho de sinergia entre a curadoria da Mostra CineBH e a programação do Brasil CineMundi, no sentido de focar nossa atenção em cineastas que possuem uma cinematografia diferenciada, com propostas estéticas sem concessões. Geralmente são cineastas pouco conhecidos do público brasileiro. Nesta edição, o escolhido é o crítico, ator e cineasta Pierre Léon, que receberá homenagem do evento com a entrega do Troféu Horizonte e, pela primeira vez, no Brasil, apresentará pessoalmente seus filmes e ideias cinematográficas em masterclass e debates abertos ao público em geral.

 O Brasil Cinemundi, através de consolidadas parcerias com o setor privado e estatais, tem oferecido aos projetos participantesdiversos prêmios, os quais consistem na oferta de serviços cinematográficos, empréstimos de equipamento e serviços de traduções, finalização, entre outros. As parcerias internacionais têm um efeito multiplicador e possibilitam a presença dos projetos premiados em outros encontros internacionais de coprodução e de desenvolvimento de projetos. Entre essas parcerias destacamos TorinoFilmLab na Itália, Ventana Sur na Argentina e DocMontevideo no Uruguai e DocSP, em São Paulo. Nesse processo de movimentação, ampliam-se as redes de contato com representantes do audiovisual internacional e abrem-se possibilidades de concretizar coproduções com parceiros internacionais.

 A 8ªedição do Brasil CineMundi se apresenta como um evento consolidado e conectado com festivais, eventos e profissionais reconhecidos internacionalmente. Temos consciência de que o trabalho desenvolvido pelo Brasil CineMundi é uma plataforma importante no sentido de conectar o audiovisual brasileiro com o mercado internacional. Alguns profissionais retornam a Belo Horizonte para dar continuidade a essa busca de novos talentos, projetos instigantes e diversificados e fortalecer os laços profissionais com os produtores e cineastas brasileiros.

 Esperamos que os encontros que ocorrem de maneira descontraída e familiar, mas focados na possibilidade de fazer surgir parcerias construtivas, se concretizem em coproduções ou cooperações a curto prazo ou em possíveis projetos futuros.

 

Sejam bem vindos!

GudulaMeinzolt |Suíça
Paulo de Carvalho|Alemanha
Pedro Butcher|Brasil
SéverineRoinssard|França
Colaboradores do Brasil CineMundi

Raquel Hallak
Quintino Vargas
Fernanda Hallak
Cecília Gabrielan
Universo Produção - Coordenadores do Brasil CineMundi