Convidados Internacionais

Agata Czerner - Diretora de operações do TorinoFilmLab | Itália
agata_czerner

Nascida na Polônia, Agata se formou em Filologia Italiana, na Universidade Jaguelônica, na Cracóvia (Polônia). Em 2005 começou a trabalhar no credenciamento do Festival de Cinema de Torino, tornando-se chefe do departamento em 2010. Em 2008 trabalhou como assistente de produção no set de filmagem de Giallo – Reféns do Medo, dirigido por Dario Argento. De 2008 a 2012, Agata esteve à frente do credenciamento do Festival de Cinema LGBT de Torino. Participou do TorinoFilmLab em fevereiro de 2011 como gerente de projetos dos programas Scrip&Pitch, AdaptLab e Story Editing. É atualmente chefe de operações do Festival de Cinema de Torino.

 


 
Alan Milligan – Produtor da Filmfarms | Noruega
alan_milligan.

Alan trabalhou como redator de discursos no senado norte-americano e como dono de empresa de software antes de se dedicar totalmente à área de cinema,a partir de 2010. Como produtor, coprodutor e produtor executivo, Alan recebeu o Dragon Awards em Gotemburgo (Letter to the King), o Prêmio da Crítica em Veneza (Flapping in the Middle of Nowhere) e Un Certain Regard em Cannes (A Ovelha Negra). Seus próximos dois filmes, Valley of Shadows e Excuse All the Blood, contam com Hengameh Panahi da Celluloid Dreams como agente de vendas internacionais.

 

 


Anna Glogowski
- Consultora independente | França/Brasil
anna_glogowski.
Consultora independente de desenvolvimento de projetos de documentário (Doc Corner, Cannes; Archidoc, Paris; Dok Incubator, Praga; Visions du Réel, Nyon). Membro da Comissão de Financiamento da França (Aide aux Cinémas du Monde e Aide au Court-Métrage Documentaire – CNC). Conselheira internacional do Festival É Tudo Verdade, no Brasil, desde 2003. Conselheira internacional do Docs Thessaloniki, na Grécia, em 2017. Editora de licenciamento de documentários no canal France 3 (TV pública) de 2005 até o final de 2015. Após uma carreira em pesquisa e docência em Sociologia, entrou para o canal pago francês Canal+ no início de 1984, permaneceu até o final de 2002 como diretora adjunto e depois como diretora do departamento de documentários. Programadora dos festivais Paris Cinéma e Festival Biarritz de Cinema Latino-Americano de 2003 a 2005. Coordenadora do Paris-Project Co-Production Meeting. Durante o Ano do Brasil na França, em 2005, foi conselheira chefe dos eventos de cinema e audiovisual da Association Française d’Action Artistique (AFAA). Membro do júri do Filmer a Tout Prix, IDFA, Dok Leipzig, DocLisboa, Visions du Réel, É Tudo Verdade, Docaviv, One World, Docudays, Millenium, Cinemed etc. Durante um ano sabático, em 2011, foi diretora do DocLisboa após muitos anos como membro do comitê de seleção. Codiretora do filme Terra de Abril, de 1977, com Philippe Costantini. Diretora do filme Mães Moçambicanas (Super8), de 1978. Técnico de som de vários documentários rodados na França e em Portugal.


Arne Kohlweyer
- Coordenador Script Station do Berlinale Talents | Alemanha
arne_kohlweyer.
Arne está atualmente em seu sétimo ano coordenando o Script Station, laboratório de desenvolvimento de roteiros, do Berlinale Talents. Desde 2014 é também chefe de desenvolvimento do 42film em Halle/Saale, onde também trabalha com aquisições, codesenvolvimento e coproduções internacionais. Após terminar seus estudos em Direção de Cinema na FAMU, em Praga, Arne realizou vários curtas-metragens, roteirizou e dirigiu para a televisão alemã, e foi indicado ao respeitado Grimme Awards, o Emmy alemão, em 2017. É membro do Sindicato dos Roteiristas Alemães (VDD) desde 2010 e participou do TorinoFilmLab e do Berlinale Talents alguns anos atrás.

 

 


Augusto Matte
- diretor do Jirafa | Chile

Depois de estudar Cinema na Universidade Católica do Chile, Augusto Matte começou a trabalhar como gerente de distribuição de vários filmes, incluindo "The Young Butler" de Marcela Said (Berlinale 2011). Nesse meio tempo, começou a atuar como coordenador no ACCION AUDIOVISUAL, um programa financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o desenvolvimento do setor cinematográfico chileno. Em 2012, assumiu o papel de produtor executivo e diretor de distribuição da JIRAFA (www.jirafa.cl), uma empresa de produção especializada em filmes de cinema autoral. Desde o início de 2014, ele é o gerente da empresa, desenvolvendo projetos de Marcela Said, Alejandro Fernandez, Christopher Murray, entre outros.

  


Bruno Salas 
– Produtor da Trampa Films | Chile
trampa_films

Em 2011, Bruno Salas co-fundou a TRAMPA filmes, empresa que produziu o seu primeiro filme Escapes de Gas (2014), premiado no Festival Internacional de Cinema e Arquitetura da Espanha, Festival da Memória Documental Ibero-Americano do México, Festival Internacional de Cinema de Santiago (Chile), Arquiteturas Film Festival Lisboa e Festival Internacional de Documentários de Santiago FIDOCS (Chile). Atualmente, produz e dirige o documentário La colección en peligro (Chile-México), produz Caminero (Chile-Portugal) e Especulópolis, um documentário longa-metragem e interativo.

 

 

Daniela Camino – Produtora da Mimbre Producciones | Chile
daniela_camino
Daniela é cineasta, graduada pela Universidade Católica do Chile. Ela trabalhou como produtora, editora e diretora de várias empresas especializadas em filmes documentais. Em 2013, fundou a Mimbre Producciones com a produtora Rocío Romero. Pela Mimbre Daniela produz documentários (El viaje de Monalisa, 130 Hermanos) e participa como co-redatora de scripts (Albertina, the coleric) e co-diretora (Alcones).

 

 


Florencia Gil - Gerente de vendas e aquisições da Loco Films | França
florencia_gil.

Florencia Gil iniciou sua carreira em São Paulo como diretora teatral e produtora. Em 2010 participou do Programa Profissional de Produção da UCLA, em Los Angeles, Califórnia. De volta ao Brasil, trabalhou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Vivendo em Paris desde 2011, obteve o título de mestre em Mídia na Paris 8, com uma pesquisa em distribuição de cinema independente no Brasil, seguido por um programa de produção de um ano no Atelier Ludwigsburg-Paris, ministrado por La Fémis, NFTS e Filmakademie, e financiado pela Media e ARTE. Desde 2012, trabalha como agente de vendas para diversos lugares, como Rezo Films, Independent (Londres) e La Luna.

  


Gabor Greiner
- Diretor de aquisições da Films Boutique | Alemanha
gabor_greiner.

 Após seus estudos em Gerência Cultural, em Viena, Birminghan e Chicago, Gabor trabalhou como jornalista e crítico de cinema na maior revista cultural on-line da Áustria, a Cycamp. Em 2003, mudou-se para Bruxelas para cuidar do departamento de apoio à distribuição do programa de mídia, da Comissão Europeia de Financiamento de Cinema, criada para financial o setor audiovisual. Em 2009, Gabor se tornou executivo de aquisições na agência de vendas internacionais The Match Factory, especializada em filmes de arte arrojados do mundo inteiro. Em agosto de 2010, Gabor se mudou para Berlim para cuidar das aquisições da empresa de vendas franco-alemã Films Boutique, que recebeu diversos prêmios importantes (Urso de Ouro, Leão de Ouro, Caméra d’Or) por seu pequeno e seleto catálogo.

 


Gudula Meinzolt
- Diretora do Doc Outlook International Market (Visions du Réel) e produtora da Autentika Films  | Suíça
gudula_meinzolt.

Gudula Meinzolt trabalha com gestão cultural, em áreas como investigação, promoção, organização de festivais, distribuição, exibição e produção. Várias experiências na América Latina e na África reforçam seu interesse e compromisso pela diversidade cultural e intercâmbio cultural. Desde 2004, tem trabalhado em coprodução e distribuição com as produtoras Mil Colores Media e Autentika Films. Fez várias coproduções em conjunto com Paulo de Carvalho, como “Dioses”, de Josué Méndez, e “Paraíso”, de Héctor Gálvez, no Peru. Eles coproduziram documentários em longa-metragem e filmes de ficção em diferentes funções e estágios, principalmente com diretores da América Latina, Espanha e parceiros europeus. Seus filmes foram premiados em Berlim, Locarno, Roterdã e Veneza. De 2005 a 2010, foi gerente do Mannheim Meetings, o fórum internacional de coprodução, vendas e distribuição do Festival Internacional de Cinema de Mannheim-Heidelberg, Alemanha. Desde 2010 é responsável pelo Doc Outlook– International Market no Festival de Documentários Visions du Réel, na Suíça.

 

Inke Van Loocke
- Coordenadora do CineMart & Rotterdam Lab do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam | Holanda
inke_van_loocke.

Enquanto estudava Cinema e Televisão na Universidade de Utrecht, Inke Van Loocke começou a trabalhar no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, em vários departamentos. Desde 2011, ela trabalha no CineMart, mercado de coprodução do Festival de Roterdã. Desde 2015 coordena o CineMart, gerencia o Rotterdam Lab e é responsável por vários eventos relacionados ao IFFR Pro. Inke faz parte da comitê de seleção do Hubert Bals Funds e fez parte de diversos júris de mercados e festivais internacionais.

 

 

 
 Jasmin Basic – Programadora do Visions du Réel, VSE | Suíça
jasmin_basic.

Historiadora e curadora de filmes, e Mestre em Cinema. Colaborou como coordenadora e programadora em diversos festivais na Suíça e outros países: Visions du Réel, Festival Tous Écrans (Genebra), Split International Film Festival (Croácia), NIFFF (Neuchâtel), Animafest Zagreb, Festival Internacional de Cinema e Fórum de Direitos Humanos – FIFDH (Genebra), Festival de Cinema de Solothurn, Festival Internacional de Animação Fantoche (Baden). Realizou a curadoria de retrospectivas de Michael Mann, Charles Burnett, David Cronenberg, Michael Snow, Harun Farocki, Atom Egoyan e da Onda Negra Iugoslava, e desenvolveu programas e eventos centrados em séries de TV internacionais. Também colaborou com a Universidade de Artes e Design de Genebra (HEAD), Cinemateca de Tânger (Marrocos), Centre de la Image La Virreina em Barcelona, Centro Audiovisual Croata, Cinemathèque Française, Centre Pompidou, Cahiers du Cinéma e Forum des Images em Paris. Desde 2013, está à frente da Sessão Foco do Visions du Réel.



 Jorge Botero - Diretor de criação e produtor da Séptima Films – Colômbia
jorge_botero_barba.

Jorge Andrés Botero estudou Comunicação com ênfase em Audiovisual. Em 2006 fundou a Séptima Films, que já produziu documentários para ONGs. A Séptima recebeu sete prêmios da do Fundo de Desenvolvimento de Cinema da Colômbia. La Playa D.C., de 2012, do diretor Juan Andrés Arango, foi o primeiro longa de ficção desenvolvido pela Séptima e teve sua estreia mundial no Festival de Cannes 2012. Atualmente, Botero está trabalhando na pós-produção de For Sale. Botero é também coprodutor de NN, de Héctor Gálvez, e produtor associado de Gente de Bien, de Franco Lolli. No momento está para lançar X-500, o novo filme de Juan Andrés Arango, e desenvolvendo No Shriek of Mine, de Yura Plaza, e Memoria del Puerto, de Juan Roa, entre outros.

 


José Rodriguez
- Diretor dos Programas de Documentário do Tribeca Film Institute | EUA
j_rodriguez_new.
José F. Rodriguez é diretor do programa de documentários do Tribeca Film Institute, onde supervisiona o crescimento e o financiamento de todos os seus fundos para documentários e ministra oficinas de documentário pela América Latina e Caribe. Nascido e criado em Porto Rico, onde cresceu com uma paixão por filmes. Após um estágio como assistente de Amy Hobby, estabeleceu-se na cidade de Nova York e tornou-se leitor crítico de roteiros e livros para uma produtora enquanto também trabalhava com comerciais, curtas e longas-metragens. Escreveu e dirigiu o curta de ficção Dead-End (2016) e está atualmente no circuito de festivais com seu curta de documentário Adolescencia (2017).

 

 


Luis González
- Diretor executivo do DocMontevideo / DocSP | Uruguai/Brasil
uis_gonzalez_zaffaroni_acervo_pessoal
Executive Director of DocMontevideo, Meeting of Latin American Broadcasters - Training, Market and Network Space (2009-2017). Organizer of DOCSP - International Documentary Meeting of São Paulo (2015-2017). Member of the Advisory Board of the TAL Latin American Television Network (2010-2017). Director of the Association of Producers of Uruguay (2014-2015). Coordinator of the call for documentaries Visor América Latina of the chain Al Jazeera English (2011-2014). Adviser of contents in TevéCiudad, Public TV of Montevideo (2012-2013). Jury and consultant in funds and film festivals: CNTV (Chile, 2010), INCAA (Argentina, 2011), ICAU (Uruguay, 2011), FIDOCS (Chile, 2011), DocsDF (2011), DocTVLatinoamerica , 2013), FONA (Uruguay, 2014), Cartagena Film Festival (Colombia, 2016), MiradasDoc (Spain, 2017), BAM (Colombia, 2017). Master in Documentary Creation, Pompeu Fabra University (Spain, 2006-07). Master in Business Enterprise, Universidad Complutense de Madrid (Spain, 2014). Graduated from the School of Cinema of Uruguay (1995-99).

 

Michelle van Beusekom
-Diretora executiva de produções em língua inglesa do National Film Board of Canada | Canadá
michelle_van_beusekom.

Michele van Beusekom é diretora executiva das produções de língua inglesa do National Film Board do Canadá. Está à frente da direção editorial e criativa, operações e finanças de cinco estúdios de produção. O English Program do NFB tem em torno de 100 projetos em andamento no momento e em média 30 lançamentos de projetos por ano. Lançamentos recentes incluem os longas de documentário Angry Inuk, The Apology, A Better Man e The Road Forward, os curtas de animação Me & My Mouton, If I Was God e Hedgehog’s Home, e o documentário híbrido com realidade virtual Hold me Close. Antes de entrar para o NFB em 2006, Michelle trabalhou como produtora executiva na emissora pública canadense CBC e no canal de conteúdo especializado WTN (Women’s Television Network). Possui mestrado em Pensamento Social e Político e fala inglês, francês, espanhol e português.

 

Paula Ossandón – Coordenadora de Comunicações do Chiledoc | Chile
paula_chile.jpg

 Jornalista especializada em filmes documentais, em pesquisa e docência. Dedica-se ao desenvolvimento de estratégias de difusão e marketing para documentários, à criação de campanhas massivas para promoção de conteúdos através de redes digitais e mídia impressa, e à elaboração de ações focadas no impacto e envolvimento do público (Divulgação e engajamento). Tem atuado como editora em mídias escritas e digitais, participa de realizações audiovisuais, organiza encontros de indústria, e coordena áreas de comunicação em departamentos públicos e privados. No ChileDoc, está à frente da equipe de comunicação, redes digitais e design, tanto da organização em si quanto dos deiveros programas que o ChileDoc executa.

 




Paulo de Carvalho
- Curador de festivais e produtor da Autentika Films | Alemanha
paulo_de_carvalho.

Brasileiro, vivendo na Alemanha desde 1989, desenvolvendo atividades em produção latino-americana, publicação e curadoria em festivais internacionais. Foi correspondente cinematográfico para América Latina, Espanha e Portugal e membro do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Locarno, Suíça, de 2000 a 2008, e foi consultor para a América Latina para a Quinzenados Realizadores de Cannes e para o Festival Internacional Leipzig para Documentário e Animação. É fundador e diretor artístico do Festival Cinelatino em Tubinga/Estugarda, uma das plataformas mais importantes para a cinematografia espanhola e latino-americana na Alemanha. Foi fundador da empresa de produção de cinema independente Cachoeira Films (em Tubinga, 1999), onde se dedicou à produção, consultoria e promoção internacional dos diretores latino-americanos. Em 2007 fundou a empresa de produção de filme independente, Autentika Films, em Berlim, com Gudula Meinzolt. 

 

Rachel Daisy Ellis - produtora do Desvia | Brasil
potrait_rachel_cortada_2
Rachel Ellis migrou para Recife em 2004, onde ela reside e trabalha. Possui mestrado em Política e Planejamento Social pela London School of Economics e trabalhou na área de desenvolvimento internacional até 2009. Em 2010, fundou a DESVIA junto com o diretor Gabriel Mascaro. Rachel é uma produtora criativa cujo trabalho envolve todas as fases de produção, desde roteiro e desenvolvimento de projeto até a pós-produção e distribuição com forte foco em co-produção internacional. Os filmes que ela produziu que incluiem o premiado BOI NEON (2015) e  VENTOS DE AGOSTO (2014) foram todos exibidos em competições e festivais importantes, incluindo o IDFA, Veneza, Locarno e Toronto, ganhando mais de 100 prêmios e aclamação da crítica. Além de produzir e co-escrever os dois novos projetos de Gabriel Mascaro, Rachel esta também co-produzindo filmes de Portugal, Argentina e Uruguai.




Raul Nino Zambrano
- Programador do International Documentary Film Festival Amsterdam | Holanda
rrninozambrano_pic.

Raul Niño Zambrano (Países Baixos) trabalha desde 2008 no departamento de programação do IDFA, Festival Internacional de Documentários de Amsterdã. Tem experiência principalmente com documentários e curtas latino-americanos, pelos quais foi convidado para muitos festivais e eventos como júri e tutor. Ele também é um dos curadores da Competição de Filmes de Estreia e da Competição de Documentários Estudantis do IDFA. Outras áreas de interesse incluem visualização de dados e metáfora multimodal.

 

 

 
Remi Bonhomme - Diretor de programação da Semaine de la Critique de Cannes | França
remi_bonhomme.Rémi Bonhomme é gerente de programação da Semaine de la Critique desde 2009. Em 2014, criou o programa Next Step, dedicado ao apoio de realizadores de curta-metragem selecionados pela Semaine de la Critiqueem. Rémi é também membro do conselho do Metropolis Art Cinema em Beirute e cofundador da MC Distibution (Líbano). Foi produtor associado do longa-metragem libanês Every Day is a Holiday, de Dima El-Horr, com estreia no Festival de Toronto, em 2009. Rémi fez parte do júri nos festivais de Busan, Morelia, Tessalônica, Los Cabos, Durban, Cartagena e Buenos Aires. Foi membro do comitê dos prêmios do Doha Film Institute e atualmente é membro do comitê do Fundo Franco-Português do CNC e ICA.

 

 

Rosa Martinez – Produtora da Ruda Cine | Argentina
rosa_martinez_rivero.

Rosa Martinez estudou Direção Teatral e, desde os anos 90, trabalha na indústria do cinema. No BAFICI, trabalhou como programadora de curtas-metragens e como coordenadora no Cine Argentino (entre 1999 e 2004), e depois como produtora geral do festival (entre 2008 e 2012). Em 2016, fundou a RudaCine com Violeta Bava, uma produtora dedicada a produções argentinas e latino-americanas. Eles trabalham com diretores como Martín Rejtman, Milagros Mumenthaler, Teddy Williams, Federico León, entre outros.

 

 


Sandro Fiorin
– Distribuidor da FiGa Films | EUA
sandro_fiorin.

 Sandro Fiorin fundou a FiGa Films em Los Angeles, em janeiro de 2006, com seu sócio, o cubano-americano Alex Garcia, para descobrir e distribuir conteúdos latino-americano na América do Norte, assim como representá-los ao redor do mundo. Criado no Rio de Janeiro, estudou cinema em São Paulo (FAAP) e Nova York (New School), onde viveu e trabalhou por 14 anos antes de se mudar para a Califórnia em 2001. Cargos na Film Forum, Universal e First Look Films fizeram parte de sua carreira de 20 anos na área. Fiorin foi convidado para ser membro de júri e conduzir discussões em painéis sobre distribuição independente em Sundance, Roterdã, Istanbul, Cannes, Toronto, San Sebastian e nas Nações Unidas, em Genebra.

 


Séverine Roinssard
- Coordenadora do La Fabrique des Cinémas du Monde (Cannes) e produtora da Parati Films | França
severine_roinssard.

Séverine fundou a Parati Films com o intuito de criar um programa de intercâmbio cinematográfico, principalmente entre França, Europa e os países de América Latina. O dinamismo dos três departamentos da Parati Films: organização de eventos, prestação de serviços, tradução de roteiros (incluindo serviços de consultoria), legendas e produção – resulta em colaborações com inúmeros profissionais do mundo do cinema e festivais internacionais. Um exemplo é o Festival de Cannes, onde, desde 2011, a Parati Films é parceira oficial do Instituto Francês, para seleção dos projetos e coordenação do programa La Fabrique des Cinémas du Monde. Atualmente, Séverine dedica parte do seu trabalho ao projeto Educação e a Imagem: que depois de lançado no Chile, com o apoio da Unicef e da Kinder Cine, está sendo expandido para outros países da América Latina.

 


Tevo Díaz 
– Produtor do Trébol 3 Producciones | Chile
trebol
Nascido na ensolarada Viñadel Mar, Chile, Tevo é formado em Comunicações e Artes Visuais. Em 1998, mudou-se para Nova York, onde trabalhou como diretor de fotografia em filmes, vídeos musicais e na TV. Dirigiu o premiado documentário Señales de Ruta (2000). Em 2010 volta ao Chile para iniciar a produtora Trébol 3 Productions, realizando projetos como documentários e obras para a televisão. Dirigiu o premiado documentário Death Penalty (2013) e a série televisiva Shipwrecks (2015).