Inscrições de filmes abertas para o segmento da Mostra A Cidade em Movimento da 11ª CineBH

Até 9 de junho estarão abertas as inscrições de filmes para seleção da mostra A Cidade em Movimento que acontece no âmbito da programação da 11ª Mostra CineBH

Estão abertas as inscrições de filmes brasileiros – longas, médias e curtas para seleção da mostra A Cidade em Movimento até 9 de junho de 2017, às 21h (horário de Brasília) pelo site www.cinebh.com.br . Esta mostra temática integra a programação da 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte que  acontece de 22 a 27 de agosto, na capital mineira.

As produções podem ter sido finalizadas em qualquer ano e serão avaliadas para seleção em uma das três categorias denominadas: Lugares, Pessoas,  e Comunidades . Podem participar filmes de qualquer gênero (documentário, ficção, experimental, animação, videarte, etc.) produzidos dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vale ressaltar que é obrigatório retratar algum tipo de conexão com os movimentos emergentes na cidade (sociais, artísticos, culturais, políticos), a partir do tema “Quem movimenta a cidade?”.

 “A Mostra CineBH mais uma vez reserva espaço para exibir e discutir as produções realizadas na Grande-BH que são reflexão das manifestações e olhares que investigam pessoas, lugares, comunidades que impulsionam a cidade. Esta iniciativa dá visibilidade e amplia o diálogo com a história e com quem movimenta a cidade, ao mesmo tempo, que possibilita entender o espaço urbano como local para onde convergem ideias, imagens, atitudes e  comportamento”, explica Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do evento.

 MOSTRA “A CIDADE EM MOVIMENTO”

 Criada a partir de 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consiste em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem movimenta a cidade. Os filmes exibidos dentro dessa mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo.

 SOBRE A MOSTRA CINEBH

 A 11ª CineBH – Mostra  Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece de 22 a 27 de agosto de 2017 em vários espaços da capital mineira com oferta de uma programação intensa e gratuita. Apresenta-se como instrumento de contextualização do mercado audiovisual em diálogo e com a presença de outros países.

Além da exibição de filmes nacionais e internacionais em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas, a Mostra CineBH realiza programa de capacitação com a oferta de oficinas, workshops e seminário que promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita. Integra a programação o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting – evento de mercado do cinema brasileiro que tem o propósito de refletir e entender os caminhos da coprodução internacional, lançar novas ideias atraindo para o Brasil profissionais interessados em conhecer e fazer negócios com a produção brasileira independente.

A Mostra CineBH integra o Cinema sem Fronteiras 2017 – programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais e reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

 Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.