Mostras

Mostra Contemporânea
A seleção da Mostra Contemporânea pode ser dividida em dois grandes grupos temáticos: os filmes que trabalham a apropriação, a recriação e a tradução (problemáticas frequentes da criação artística, especialmente caras ao cinema), que assume várias formas nos longas selecionados; e os filmes que trazem para o centro da discussão – e para seus próprios caminhos de linguagem – a política; mas não em sua forma militante e mais literal, e sim na expressão de grandes crises do mundo contemporâneo, como os abalos nas certezas identitárias, os movimentos migratórios e as estratégias de resistência frente à força do grande capital.

Mostra Retrospectiva
Inventores e mestres são duas das três definições que Ezra Pound forjou para classificar os criadores literários (os diluidores seriam a terceira): inventores seriam os que descobrem um novo processo ou cuja obra nos daria o primeiro exemplo conhecido de um processo; mestres seriam os que realizam várias combinações do processo inicial e se saem tão bem – ou melhor – do que os inventores.  No cinema essas formulações têm cabimento e, quando pensamos em cinema moderno, Manoel de Oliveira é provavelmente um dos mais proeminentes artistas. Um mestre, assim como seus conterrâneos portugueses António Reis e também João César Monteiro. Porém, se Manoel de Oliveira e António Reis possuem obra e temperamento de mestres, João César Monteiro parece outsider demais para afigurar como um “mestre do cinema português”. Ele é um inconciliável do cinema como Luís Buñuel, Jerry Lewis, Charles Chaplin, Nicholas Ray e Jean-Luc Godard. Todos mestres, sem dúvida, mas que estão, com o perdão da palavra, se lixando para isso. Como esses mestres outsiders, sua obra rejeita discípulos muito reverentes ou disciplinados.

Mostra Curtas
O panorama da produção de curtas da 10a Mostra CineBH este ano é amplo e possui agudos sintomas do momento histórico que vivemos, seja nas tendências formais e estilísticas recorrentes em alguns trabalhos (muito diversas), seja no tipo de posicionamento político de alguns filmes (atentos às vicissitudes da crise política e social atual) ou mesmo na composição geral dos realizadores (dos vinte e três curtas da programação, doze são ou dirigidos ou codirigidos por mulheres). Além das quatro sessões de curtas brasileiros, haverá também uma sessão de curtas-metragens portugueses recentes, compondo um painel da produção cinematográfica portuguesa que discutimos e exibimos este ano na Cine BH.

Mostras Diálogos Históricos
Festivais internacionais não costumam estender o tapete vermelho a críticos de cinema. Ao contrário: a participação dos profissionais da crítica, pelo menos nos grandes eventos, tem sido cada vez mais alijada em favor de uma cobertura midiática mais factual, de preferência focada nas celebridades.

Nadar contra essa corrente nem foi a principal razão que nos moveu a procurar trazer à Mostra CineBH, sempre que possível, um crítico de grande competência, e nesta edição o italiano Adriano Aprà marca presença. O motivo principal, precisamos confessar, foi mesmo bastante egoísta. Queremos, antes de tudo, ouvir essas pessoas que conhecemos de textos e reflexões que nos levaram a amar ainda mais o cinema. Queremos estar com elas, aprender com elas – com a certeza, é claro, de que esse intercâmbio tem grandes chances de ser profundamente enriquecedor, e com o desejo de dividir com muitos outros os benefícios dessa presença.

Mostrinha de Cinema
Para encantar, divertir e despertar na criançada e na juventude a paixão pelo cinema, e ainda conscientizar, envolver e unir as linguagens educação e cultura, a Universo Produção idealizou a TURMA DO PIPOCA – personagens que representam a cadeia produtiva do audiovisual, resgatam valores e transmitem conhecimentos de forma lúdica e divertida.

PIPOCA apresenta sua turma, os personagens Lúcio, o Lanterninha, Maria, a Baleira, Juca, o projecionista, e o Dudu – são os guardiões do cinema.

O diretor Nando, a produtora Fefa, o ator Jorge, a atriz Lia e a Flor, assistente de produção – são os protagonistas do cinema
.

Eles vão interagir, divertir, informar, brincar
e, claro, assistir a muitos filmes pertinho de você.