Oficinas

Inscrições de 22 de setembro a 05 de outubro: clique aqui

 Análise de Estilos Cinematográficos  (seleção do Júri Jovem para atuar na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes)
Instrutor: Cleber Eduardo
Período: 21 a 23/10
Horário:  14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: 18 a 25 anos

Objetivo: Desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos e selecionar os cinco integrantes do Júri Jovem, que elegerá o melhor longa da Mostra Transições, em Tiradentes 2017.

Conteúdo programático:
- Perspectivas históricas do cinema brasileiro de suas origens até os anos 2000
- Mapeamento de questões contemporâneas
- Análise de filmes brasileiros através da exibição de trechos dos filmes.

Pré-Requisitos: Ser estudante universitário entre 18 e 25 anos. Disponibilidade para estar em todas as aulas. Ter disponibilidade para viajar a Tiradentes em janeiro de 2017 para integrar o Júri Jovem, se selecionado(a) ao final da oficina.


Assistência de direção
Instrutor: Marcelo Caetano
Período: 21 a 23/10
Horário: 14 às 18h
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos

Objetivo: Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. Nesta oficina estudaremos sua atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A partir de discussões, exemplos e exercícios práticos, entenderemos as funções clássicas do assistente de direção, mas também nos debruçaremos sobre as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.

 Conteúdo programático:
1º dia – a)Apresentação do curso; Funções do Assistente de Direção. 
               b) Destrinchando o roteiro e montando um banco de dados.
              c) O uso do Movie Magic Scheduling d) Organizando a filmagem: desenho de produção, cronograma de trabalho, Plano de Filmagem e Análise Técnica.

2º dia - a) O assistente de direção e o elenco (produção de elenco, ensaios, figuração)
            b) Metodologia de direção: Mise-en-scene e decupagem (reuniões de decupagem)
            c) As demandas do cinema contemporâneo para o assistente de direção (cinema de fluxos, cinema-instalação, dispositivos).

3º dia – a) Trabalho com os departamentos: arte / figurino / maquiagem / som
             b) A dinâmica do set
             c) O assistente de direção no documentário.

Pré-Requisitos: Idade mínima 16 anos (que é a classificação indicativa dos filmes que exibo). Os(as) alunos(as) devem ser interessados em atuar profissionalmente na realização audiovisual (sem restrição de funções, vale direção, produção, direção de arte, entre outras).


 Webséries – Mercado e Produção
Instrutor: Guto Aeraphe
Período: 22/10
Horário:  9h30 às 13h30
Carga Horária: 4h
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos

Objetivo: Visão geral do mercado de webséries e os processos de criação e produção.

Conteúdo programático:
- Dados dos mercado de webséries (Fonte: Webseries World Cup)
- Conceitos digitais x Conceitos analógicos
- Formação de um novo público
- Desenvolvimento de roteiros e linguagem
- Financiamento e produção
- Exibição x Distribuição (processos de monetização)

Pré-Requisitos: Ter conhecimento em produção audiovisual

WORKSHOPS

Direitos autorais e contratos do audiovisual
Instrutor: Rafael Neumayr
Período: 21/10
Horário:  9h30 às 13h30
Carga Horária: 4h
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos

Objetivo: Apresentar noções gerais a respeito dos direitos autorais no audiovisual e analisar os principais contratos celebrados na área do audiovisual, especialmente sob a perspectiva do tratamento dado à propriedade intelectual. Serão abordados, por exemplo, o contrato de roteirista, o contrato de diretor, o contrato de coprodução e o contrato de distribuição de obras audiovisuais.

Conteúdo programático: 
- Propriedade intelectual
- Direitos Autorais (noções gerais, usos livres, domínio público, coautoria e obra coletiva, etc.)
- O tratamento dado pela Lei de Direitos Autorais à obra audiovisual
- Noções gerais sobre celebração de contratos
- Análise de contratos do audiovisual em espécie, sob a perspectiva da propriedade intelectual

Pré-Requisitos: Não há pré-requisitos

Cinema documentário
Instrutor: Gudula Meinzolt (Suíça), Lucie Tremblay (Canadá), Martha Orozco (México)
Período: 21/10
Horário:  14h às 17h
Carga Horária: 3h
Número de vagas: 60 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos

Conteúdo programático: 
Relato de experiências de trabalho, ações de promoção e difusão do documentário no mercado internacional para uma plateia interessada em conhecer, dialogar, refletir sobre as formas de trabalho para inserção do gênero no mercado audiovisual.

Pré-Requisitos: Direcionada a estudantes de comunicação, cinema e áreas afins, além de profissionais do mercado audiovisual.


MASTERCLASS

Masterclass: Adriano Aprá
Instrutor: Adriano Aprá
Período: 21 a 23/10 
Horário:  14h às 17h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 80 vagas
Faixa etária: maiores de 18 anos

Conteúdo programático:
Nestes três encontros com o crítico italiano Adriano Aprà serão exibidos os filmes:
Gertrude (Gertrud), de Carl Theodor Dreyer (1964)
Crisântemos Tardios (Zangiku Monogatari), de Kenji Mizoguchi (1939)
O Eclipse (L’Eclisse), de Michelangelo Antonioni (1962)

**Tradução simultânea

Público-alvo: Direcionada a estudantes de comunicação, cinema e áreas afins, além de profissionais do mercado audiovisual.

Pré-requisitos: Não existem pré-requisitos.

ebanner_universo_oficinas_10cinebh